Relato sintético da Reunião do FCHSSA ocorrida durante a 70ª Reunião Anual da SBPC, em Maceió.
Presentes: ANPEd, ANPEGE, ABEPSS, ESOCITE.BR, ANPEPP, SBHC, ABPJ, SBS, SBP, ABRAPEC, SBPJor, SOCICOM, SBEM, SBPC, SBEnBIO, ULEPICC-BRASIL e MCTIC.
Coordenação: Luciano Mendes
Relatoria: Priscilla Bahiense e Luciano Mendes

Pauta:
1) Coordenação do Fórum;
2) Novo modelo de avaliação da Pós-Graduação;
3) Ética na Pesquisa;
4) V Congresso Latino Americano de CS – FLACSO;
5) Comissões do Fórum:
a. Internacionalização;
b. Avaliação da Pós-Graduação;
c. Política de C&TI;
d. Ética na Pesquisa;
6) Contatos com MCTIC, CNPq e CAPES.

1) Coordenação do Fórum
Após dois anos de exercício institucional da Coordenação do Fórum, a ANPEd propôs que
fosse feito um rodízio e que outra instituição assumisse a função. Segundo a representante da ANPEd na reunião, profa. Isabel Maria Sabino de Farias, a Direção da Associação avaliou como positiva a forma como se deu o exercício da coordenação e que foi feito um bom trabalho de fortalecimento do Fórum, mas que é necessária uma itinerância na coordenação, permitindo que outras instituições participem. Em seguida, foi feita uma avaliação pelos(as) demais presentes, na qual houve concordância com a ANPEd.
No que diz respeito à nova Coordenação, foi acordado que haverá um rateio dos custos de deslocamentos do(a) novo(a) coordenador(a) e da Secretaria do Fórum entre as instituições. Uma proposta é que haja uma contribuição anual das instituições participantes. Decidiu-se que as instituições terão até final de setembro para avaliarem se podem (e querem) assumir responsabilidade institucional pela Coordenação e, neste caso, para a indicação do nome que irá trabalhar na “Coordenação Executiva” do Fórum em substituição ao prof. Luciano Mendes. Para ajudar nesta decisão, a Secretaria do Fórum irá enviar a todas as instituições, até dia 10 de agosto, uma descrição das principais atividades realizadas pela Coordenação e pela Secretaria.

2) Novo modelo de Avaliação da Pós-Graduação Era fato sabido por todos(as) os(as) presentes que está em curso a discussão de um novo modelo de avaliação da PG no país. Já foi feita consulta às instituições e a Comissão responsável irá publicar, em breve, uma proposta de revisão a ser debatida pela comunidade acadêmica. Foi avaliado que é fundamental que o Fórum articule a participação coletiva das instituições da Grande Área, sob pena de o novo modelo continuar nos discriminando negativamente. Foi sugerido, para isso, os seguintes encaminhamentos:

a) Que a Comissão de Avaliação do Fórum funcione, de fato, como instância articuladora
dessa temática;
b) Que seja elaborado uma síntese das preocupações e propostas da Grande Área para a
Avaliação da Pós-Graduação;
c) Que se busque articulação com os Coordenadores de Área da CAPES.

A Secretaria do Fórum irá reenviar uma mensagem às instituições para que ratifiquem os nomes já indicados para a Comissão de Avaliação ou que indiquem novos nomes para
compô-la.

3) Ética na Pesquisa
A profa. Selma Leitão, membro da Comissão de Ética na Pesquisa e representante da Grande Área na CONEP, apresentou um detalhado informe sobre o andamento da discussão sobre a ética na pesquisa em CHSSA no âmbito da CONEP. Informou, sobretudo, das dificuldades encontradas para avançar nas discussões sobre a especificidade da pesquisa em nossa Grande Área e sobre a falta de transparência do funcionamento da Comissão instituída para a “tipificação de riscos” na pesquisa em CHSSA. Diante do impasse hoje vivido e da avaliação de que é quase impossível obter avanços significativos dentro do sistema atual, a Comissão de Ética na Pesquisa está propondo que o Fórum coordene um esforço para:

a) Saída coletiva das instituições das CHSSA no sistema CONEP;
b) Instituição de um sistema de avaliação da ética na pesquisa em CHSSA.
Salientou-se que uma decisão desta monta precisa ser preparada e demanda tempo.
Os(as) representantes institucionais presentes à reunião, depois de ouvirem e discutirem o relato apresentado pela profa. Selma Leitão, avaliaram que esta é uma decisão que deve ser tomada pelas instituições, ouvidas as suas bases. No entanto, salientou-se também que é preciso que o Fórum e a Comissão de Ética tenha uma ideia de como as direções das instituições avaliam as propostas acima expostas, antes mesmo delas encaminharem as discussões com suas bases. Por isso, estabeleceu-se o final de outubro como data limite para que as direções das instituições filiadas ao Fórum informem suas posições sobre o assunto à Secretaria. Para subsidiar a discussão e a decisão das direções, a Comissão de Ética na Pesquisa vai encaminhar um documento com a síntese do relato apresentado na reunião e com a explicitação das propostas acima indicadas até o dia 10 de agosto. A Secretaria do Fórum se encarregará de enviar tal documento às instituições.

4) V Congresso Latino Americano de CS – FLACSO
Foi informado que o Fórum foi convidado para participar da Comissão organizadora do V Congresso Latino Americano de Ciências Sociais, organizado pela FLACSO. Decidiu-se que o convite será aceito e que a nova Coordenação sugerirá ao Fórum uma pessoa para
participar da Comissão Organizadora.

5) Comissões do Fórum
a. Internacionalização
Foi informado que a Comissão funcionou bem até o início deste ano quando, por problemas de saúde da profa. Dolores Galindo, Coordenadora da Comissão, e de acúmulo de trabalho pela Coordenação do Fórum, deixou de funcionar. Avaliou-se que é importante que a Comissão funcione, inclusive para dar encaminhamento à realização dos Seminários Regionais sobre Internacionalização das CHSSA.
Como encaminhamento, ficou decidido que a Secretaria encaminhará à profa. Dolores Galindo uma mensagem sobre a questão da Coordenação e sobre a necessidade de retomada dos trabalhos.

b. Avaliação da Pós Graduação
Foi informado que, apesar da insistência da Coordenação e da Secretaria do Fórum, essa Comissão não funcionou, não chegando nem mesmo a indicar uma Coordenação. O encaminhamento decidido foi aquele informado acima: a Secretaria do Fórum irá reenviar uma mensagem às instituições para que ratifiquem os nomes já indicados para a Comissão de Avaliação ou que indiquem novos nomes para compô-la.

c. Política de C&TI
A Comissão, que funciona regularmente sob a Coordenação da profa. Fernanda Sobral, tendo sido a responsável pelos contatos e encaminhamentos junto ao CNPq e MCTIC. A profa. Fernanda Sobral informou das iniciativas desenvolvidas junto à FINEP para que essa agência inclua as CHSSA em sua “carteira” de financiamentos.

d. Ética na Pesquisa
A Comissão funciona regularmente sob a Coordenação da profa. Selma Leitão e as
suas atividades e preocupações foram relatadas acima.

6) Contatos com o MCTIC, CNPq e CAPES
Foi feito o relato dos encaminhamentos estabelecido com a Coordenação de CHSSA do MCTIC relativos ao diagnóstico sobre a pesquisa em CHSSA no Brasil. A esse respeito, o Sr. Leonardo Rosseti Tribst, representante do MCTIC na reunião, reiterou que a realização do diagnóstico já foi contratada com o CGEE. Foi lembrado a ele, no entanto, que não houve nenhum contato do CGEE com o Fórum, e que este contato é fundamental para a realização de um diagnóstico que responda às necessidades de estabelecimento de
Políticas de C&TI para a Grande Área.
No que diz respeito ao CNPq, foi reiterada a importância da ação do Fórum junto àquele
órgão para a negociação do Edital de CHS, o qual se encontra suspenso. Lembrou-se, inclusive, que há o compromisso do Presidente do CNPq de que o Fórum irá participar da elaboração do novo edital a ser publicado. A este respeito decidiu-se marcar uma reunião com a Direção do CNPq para discutir o assunto.

A Coordenação do Fórum informou que, apesar dos reiterados esforços para marcar uma
audiência com a CAPES, nenhuma das mensagens foi respondida. Avaliou-se que o contado com a nova Diretora de Avaliação, profa. Sônia Nair Bao, é fundamental e que isso deve ser encaminhado pela Coordenação do Fórum em conjunto com a Comissão de
Avaliação.

7) Outros
Participaram da Reunião do Fórum o prof. Ildeu Moreira, Presidente da SBPC, e a profa.
Maria Ataide Malcher, Representante das CHSSA no Conselho Deliberativo-CD, do CNPq. O primeiro reiterou a importância do Fórum e da decisão da direção da SBPC em fortalecer mais a participação das Sociedades Científicas filiadas à SBPC nas discussões e decisões sobre os temas de interesse da comunidade acadêmica brasileira. Disse que conta com a parceria do Fórum na defesa das principais pautas e reivindicações defendidas pela SBPC.

A profa. Maria Ataide, disse que já participou de uma reunião do Fórum, ocorrida em Manaus, e que quer participar das atividades por ele desenvolvidas. Disse, ainda, que quer atuar no CD como efetiva representante da Grande Área e que, para isso, precisa ser acionada pelas instituições e pelo Fórum sempre que necessário. Os(as) presentes agradeceram a presença do prof. Ildeu Moreira e da profa. Maria Ataide Malcher, reiterando a vontade do Fórum de estreitar os laços com a SBPC. À profa. profa. Maria Ataide foi solicitado que tente colocar na agenda da próxima reunião do CD a questão do Edital de CHS, uma das únicas iniciativas voltadas especificamente para o apoio à Grande Área.
Finalmente, foi reiterado o informe de que o prof. Luciano Mendes deixa a Coordenação do Fórum no início de agosto, ocasião em que viajará ao México para atuar como professor visitante. A Secretaria do Fórum continuará sob a responsabilidade da Priscilla Bahiense até que a nova Coordenação seja indicada, tendo como data limite o dia 30 de setembro.

Anexo I

Atividades realizadas pela coordenação e secretaria do FCHSSA – 2016/2018
Coordenação:
– Participação em reuniões com CAPES, CNPq e MCTIC;
– Organização de evento do FCHSSA em Brasília;
– Reuniões com a Editora Springer Health do Brasil Ltda;
– Organização e participação em reuniões com comissões do Fórum e representantes do
mesmo;
– Elaboração de notas com posicionamento do FCHSSA.

Secretaria:
– Manutenção do email;
– Criação e manutenção de página no Facebook e blog;
– Organização do evento do FCHSSA em Brasília;
– Participação nas reuniões realizadas nas Reuniões Anuais da SPBC de 2017 e 2018;
– Sistematização e divulgação de reuniões do FCHSSA;
– Estabelecer contato entre as comissões do Fórum.

Anúncios