É com preocupação que recebemos o resultado preliminar da Chamada CNPq Nº 19/2019 – Programa Editorial, na qual nenhuma das revistas da área de História foi contemplada, apesar de terem seus méritos reconhecidos. Além da redução dos recursos destinados à manutenção dos trabalhos dos periódicos nacionais (na chamada de 2018 foram destinados 4 milhões de reais e neste ano somente 1 milhão), o resultado preliminar indica o sufocamento da divulgação científica, apenas 6 periódicos das áreas de ciência humanas e sociais foram contemplados.
A manutenção desse resultado compromete o sistema nacional de periódicos inserido e reconhecido internacionalmente, uma grande conquista da ciência brasileira nas últimas décadas. Este trabalho, que vem desde a criação da CAPES e do CNPq, atravessou vários governos e deve ser tratado como política de Estado, já que sua descontinuidade trará prejuízos irreversíveis. É incompreensível que uma ação tão relevante e que custa muito pouco seja desmontada.

Márcia Maria Menendes Motta – Presidenta da Associação Nacional de História (ANPUH-Brasil)

Claudio Batalha – Coordenador da área de História da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)

Cristiani Bereta da Silva – Coordenadora adjunto da área de História da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)

Ricardo de Aguiar Pacheco – Coordenador adjunto da área de História da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)

Durval Muniz Albuquerque Jr. – Comitê de assessoramento da área de história do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)

Keila Grinberg – Comitê de assessoramento da área de história do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)

Olival Freire – Comitê de assessoramento da área de história do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)

Regina Horta Duarte – Comitê de assessoramento da área de história do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)

Tania Regina de Luca – Comitê de assessoramento da área de história do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)

Valdei Araujo – Coordenador do Fórum de editores científicos da Associação Nacional de História (ANPUH-Brasil)